Consuni suspende desocupação de entidades do campus da UFPB até que questão seja debatida
Nova reunião vai acontecer na tarde do dia 9 de julho
O Conselho Universitário da UFPB (Consuni), em reunião nesta quarta-feira (30), aprovou pedido de suspensão do processo movido pelo reitor Valdiney Gouveia de desocupação das entidades representativas da universidade até que o Consuni venha a debater a questão.
A decisão beneficia o Sindicato dos Docentes da UFPB (Adufpb), o Sindicato dosTrabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintespb), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Associação dos Servidores Inativos e Pensionistas (Asip), que haviam recebido prazo de 45 dias para deixarem os espaços que ocupam na instituição.
A proposta de suspensão da ordem de despejo foi apresentada pelo conselheiro Jairo Rocha de Faria, professor do Centro de Informática, e acatada por 83% dos conselheiros. Agora, a questão será o tema da próxima reunião do Consuni, marcada para o dia 9 de julho, a partir das 14h.
“A proposta é de que essa nova reunião tenha um ponto específico: a questão das entidades representativas permissionárias da UFPB”, explica o presidente da Adufpb, Fernando Cunha, que participou da reunião desta quarta-feira (30).
Ele considerou a decisão do Consuni uma importante vitória para as entidades representativas, que possuem uma longa história de defesa da educação e dos segmentos que formam a comunidade universitária.
Procurada pelo G1, a Reitoria confirmou por nota que vai haver uma nova reunião no dia 9 de julho, mas registrou que, para o reitor Waldiney Gouveia, “a cessão sem ônus está fora de cogitação”.
G1PB
Nenhum comentário