Confira: poetisa araçagiense Silvinha França fala sobre o Movimento Araçacultura, Cordel das Rosas e a primeira FLAR
"O Movimento Araçacultura, surgiu em 2016, com a necessidade de dá visibilidade aos artistas araçagienses e da região do agreste paraibano. Desde a sua primeira edição realizada na Agrovila Tainha, zona rural de Araçagi-PB, este movimento tem apoio dos próprios artistas veteranos e novatos e de alguns amigos que ajudam como podem, seja na divulgação ou doação de equipamentos para realização do mesmo.
Em sua 6 edição marcada para acontecer em março de 2020, com a presença ilustre da atriz paraibana, Zezita Mattos, evento que foi cancelado devido a pandemia, porém em suas redes sociais continua dando visibilidade ao que esses artistas estão produzindo, seja na música, dança, literatura, artesanato dentre outros.
Em 2020, depois de perceber a necessidade de mais divulgação da literatura de cordel com atuação feminina, decidi reunir outras mulheres cordelistas de forma virtual em pleno período da pandemia.
Surge assim, o Movimento Cordel das Rosas, com o objetivo de também da mais visibilidade aos trabalhos das cordelistas, e hoje já somos 40 mulheres de vários estados brasileiro integrando esse respeitado movimento, através de lives, cordéis, sempre com temas pertinentes para a sociedade, buscamos através de nossas ações em um ambiente inclusivo, cooperativo e participativo, nos fortalecer enquanto mulheres e cordelistas.
Pois as ações podem sim, provocar mudanças, muito mais que simples discursos especialmente nos dias atuais. Nos meus trabalhos individuais, busco temas inéditos, homenagens às histórias de grandes nomes de nosso país. Entre eles: Sivuca , Celso Furtado, Clarice Lispector, e as nossas maravilhosas lendas locais. A mulher da capa preta, e A princesa encantada do reino de Araçagi. Por está sempre atuando em eventos toa culturais como a Feira literária de Pocinhos. Decidi, junto aos parceiros( amigos e artistas) do Movimento Araçacultura, realizar a primeira FLAR.
que será realizada nos próximos dias, 03 e 04 do 07 de 2021. Com participação de vários escritores araçagienses e da região. Visto que em julho é a data de emancipação política de Araçagi e por nunca ter ocorrido uma feira literária em nossa cidade."
Essas foram as palavras da poetisa araçagiense Silvinha França. Confira o vídeo com a programação da I FLAR a seguir:
Parabéns!! E gratidão bela matéria.
ResponderExcluir