ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luz que não se apaga, energia que corre pelo ralo

 


"Essa luz, só pode ser Jesus", assim canta Roberto Carlos em uma de suas belas canções, porém a luz que não se apaga não é Jesus nessa problemática, mas de postes espalhados pelo município de Araçagi e que a prefeitura não toma nenhuma providência para consertar, pois é nosso dinheiro jogado fora.

Pelos idos de 2017, passava pela Câmara de Vereadores de Araçagi a Lei da Taxa de Iluminação pública ou CIP (Contribuição de Iluminação Pública), os contribuintes araçagienses estariam contribuindo com determinados valores, de acordo com o consumo de energia de suas residências. Sob protestos e muitos gritos a lei foi aprovada e desde então foi fruto de muita polêmica.

A partir da aprovação da CIP muitos políticos com e sem mandato esbravejavam contra a mesma com as mais diversas promessas, até as de por fim a famigerada taxa. Porém passados os calores de uma campanha eleitoral de 2020, os leões ferozes se transformaram em gatinhos mansos que deitados em "berço esplêndido" abrem a boca apenas para receber alimento.

O que se vê pelas ruas de Araçagi são postes que passam 24h com suas luzes acesas, gastando energia preciosa, que por sinal está muito cara, graças aos aumentos dados pelo Governo Federal devido a escassez de chuvas nas fontes que abastecem as hidrelétricas.

Os leões contra a CIP não se veem mais, não enchem os telefones da rádio local nem da região com ligações. Não se movem mais, estão estáticos, deixando o povo perplexo. Caberia bem a música que diz: "Cadê você? Que nunca mais apareceu aqui?"

Em fim, quando a luz não se apaga, a energia fica cara e o nosso dinheiro corre pelo ralo.

Nenhum comentário