ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereador Marinaldo critica secretaria de saúde e diz que ações da prefeitura no combate a Covid-19 se limitam a notas de pesar

 

O vereador Marinaldo Luiz (Cidadania) expressou sua indignação na manhã deste sábado (12) com a ausência de ações eficazes por parte da Prefeitura de Araçagi em relação a Covid-19 no município.

O parlamentar elencou diversas críticas a Secretaria Municipal de Saúde que segundo o mesmo, não têm feito o trabalho que deveria estar sendo desenvolvido. Marinaldo e sua esposa descobriram há cerca de uma semana que foram infectados pelo coronavírus. "Desde que testamos positivo para a Covid-19, não recebemos sequer uma ligação da secretaria, nem tampouco do agente de saúde para nos orientar, para saber do nosso estado de saúde, é lamentável", disse.

Ele relatou que essa é a situação de muitos da zona rural, sendo o teste para diagnóstico da Covid a única assistência da prefeitura, quando na verdade até remédios básicos estão em falta na farmácia da Unidade Mista Vanildo Maroja. Relatou ainda que pessoas infectadas pelo vírus na zona rural não procuram a sede do município porque em muitos dos casos o trajeto é longo e os efeitos da doença são diversos. "Deveria haver uma atenção maior, uma assistência mais próxima, mais humana, mais digna dos araçagienses, já que há recursos suficientes enviados pelo Governo Federal para desenvolver medidas enérgicas no combate ao coronavírus", disse.

A indignação do vereador se deu mediante a morte de 04 araçagienses causados pelo vírus nesta sexta-feira (11), dentre os quais, o jovem Arkymedes de apenas 35 anos que perdeu a guerra para o coronavírus. "Estamos vendo vários eventos acontecendo sobretudo na zona rural e não há nenhuma ação de fiscalização por parte da prefeitura e da Secretaria de Saúde. Se continuar dessa forma, vamos perder ainda mais irmãos nossos", declarou o vereador.

Marinaldo foi mais além e disse ser necessário desenvolver mais ações de combate, de orientação e sobretudo, de fiscalização: "Não estamos vendo nenhuma ação por parte da prefeitura, a não ser as notas de pesar pelas mortes de araçagienses que tiveram suas vidas ceifadas por este maldito vírus".

O vereador do Cidadania ainda prestou sua solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos nesta sexta-feira (11), período no qual Araçagi vive seu pior momento desde o início da pandemia: "Me solidarizo com as famílias de Arkymedes, de seu José Geraldo, Dona Maria do Socorro e Adriana Falheiro. Tomei conhecimento dessas mortes através das redes sociais da prefeitura, esta é a única ação deles, postar notas de pesar, isso nos entristece e ao mesmo tempo nos incita a não nos calar", disse ele.

Marinaldo e a esposa ainda se encontram isolados em casa em processo de recuperação após testarem positivo. Os mesmos ainda foram informados pelo médico que os atendeu que eles não transmitem mais o vírus, porém, permanecem se tratando até que tudo esteja sob controle.

O vereador se dispôs a ir em busca de soluções acerca desse assunto e convidou os demais parlamentares a dar as mãos para juntos realizarem um trabalho no qual se evite mais pessoas infectadas e sobretudo a morte de araçagienses.

Nenhum comentário