Em seis meses, prefeita Josilda entrega apenas 1 kit merenda aos alunos da rede municipal
Foto ilustrativa |
Passados seis meses da atual gestão municipal em Araçagi, uma pergunta não quer calar: cadê os kits merenda, prefeita Josilda? Pois é, em seis meses de gestão, a prefeita só conseguiu entregar 1 kit merenda no mês de Abril, dizendo ser aquele kit válido pelos três primeiros meses do ano.
A prefeita, que é professora de formação, parece estar indiferente a situação. Na verdade, a Josilda não mais apareceu nos meios de comunicação como aparecia frequentemente no período eleitoral. Seria uma oportunidade para responder questionamentos pertinentes como esse: por quê até agora só entregaram 1 kit merenda escolar?
Vamos aqui fazer uma comparação, como gostam os defensores da atual gestão. Em 2020, ano de início da pandemia, a gestão anterior fez a entrega de 6 kits merenda escolar, e não fez mais por determinação judicial expedida pelo promotor eleitoral na época, Dr. Eduardo Barros, com a justificativa de que o ex gestor poderia realizar a distribuição dos kits com fins eleitorais. Sendo assim, milhares de famílias ficaram desassistidas.
O mais incrível é que a prefeita Josilda sabe, ou pelo menos deveria saber, que os kits devem ser entregues mensalmente. Como também é notório e de conhecimento de todos, sobretudo de uma gestão que têm como slogan "de mãos dadas com o povo," que inúmeras famílias enfrentam dificuldades financeiras, o que foi agravado nesta pandemia e que compromete gravemente a qualidade na alimentação das crianças e adolescentes. Estas famílias veem na escola uma forma de amenizar esta situação com a disponibilidade da merenda escolar, como acontecia nas aulas presenciais.
Devido a crise sanitária, as aulas não podem ser presenciais, porém, o recurso do Governo Federal é depositado nas contas da prefeitura mensalmente para que a gestão municipal possa proporcionar essa ação, beneficiando centenas de famílias, como fez a gestão passada e como fazem outras prefeituras da região. Um outro ponto a ser destacado, é que alguns itens do kit merenda, cerca de 30%, devem contemplar a agricultura familiar e isto ainda não foi feito nesta gestão.
Afinal, na gestão da professora e prefeita Josilda, qual a grande ação em prol da educação? Qual o conceito dos defensores da gestora Josilda quanto a "gestão humanizada?" Bateram forte numa matéria publicada por este meio de comunicação sobre a ornamentação da praça Mackrina Maroja, onde certamente se gastou muito. Aplaudimos a ação, porém, questionamos o que seria mais prudente e primordial neste momento, sobretudo, na vida das famílias em situação de vulnerabilidades.
E vamos mais além, pois a nossa memória e nem muito menos a dos que foram beneficiados nos trai: na gestão passada, mesmo sem as aulas presenciais, foi feita a entrega de kits de material escolar e fardamento para os alunos que ainda não tinham. Em seis meses, na gestão da professora que disse que iria cuidar da educação do município, qual o grande feito até agora? Reforma nas escolas? Mas, sem aulas presenciais? Não seria mais prudente investir em ações que assistam essas famílias neste momento de grave pandemia?
Estes são nosso questionamentos que acusam ser FAKE. Pergunte a quem precisa de alimentos na mesa para constatar se é FAKE ou FATO. Esses questionamentos são para a professora e prefeita Josilda responder, pois, em suas entrevistas, ela sempre disse ter um olhar humano e diferenciado para os que mais precisam. Chegou a hora de mostrar que tem mesmo esse olhar, prefeita. Aguardamos por soluções.
Nenhum comentário