ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tradição quebrada.

 



Como um quadro quebrado, assim a Grande Cavalgada de Araçagi, teve sua tradição quebrada. Isso mesmo. Depois de 16 anos de história, um dos maiores eventos culturais do Estado da Paraíba não foi nem se quer lembrado pelo Clube dos Cavaleiros que organiza, quiçá pela Prefeitura de Araçagi.

Surgida em 2006, tendo como organizadores Padre Gaspar, Walter, Hugo e demais pessoas, a Cavalgada de Araçagi, já despontava na Região do Brejo da Paraíba como um promissor evento cultural, com o passar dos anos o evento cresceu e se tornou a maior cavalgada da Paraíba, entrando para o calendário de eventos culturais do Estado. 

A Grande Cavalgada de Araçagi, como era chamada, acontecia sempre no terceiro domingo de julho, abrindo os festejos de Emancipação Política, fazendo chuva ou fazendo sol, a prefeitura, o Clube dos Cavaleiros e voluntários se organizavam para dar vida ao evento que reunia mais de cinco mil pessoas na cidade de Araçagi.

Quem não lembra da majestosa cavalgada que homenageou o saudoso Arnô de Ché? Quem não lembra dos grandes aboios do Galego Aboiador e Naldo Aboiador? Quem não lembra das belas paisagens do nosso território? Quem não lembra das missas em homenagem aos cavaleiros falecidos? Quem não lembra? 

A história deixa marcas registradas não só no papel, mas na lembrança do povo, mas pelo jeito só não deixou na Prefeitura de Araçagi e no Clube dos Cavaleiros, que pela primeira vez, em 16 anos de cavalgada, nenhuma alusão foi feita ao maior evento cultural de nossa cidade.

Mesmo durante a pandemia em 2020, o clube organizou uma live solidária para ajudar os artistas locais que estavam sofrendo os efeitos da covid-19 no setor artístico, mas esse ano (2021) ninguém sabe, ninguém viu, por onde a Grande Cavalgada de Araçagi, passou.

O clube pode ter esquecido, a Prefeitura pode não dar ouvidos, mas o povo, há o povo! Esse se lembra muito bem como foi e como hoje é a Cavalgada de Araçagi. A tradição foi quebrada como um quadro que não tem serventia nenhuma.

Triste fim de Policarpo Quaresma.

Foto retirada da internet




6ª Cavalgada de Araçagi. Ano de 2010.



11ª Cavalgada de Araçagi. Ano de 2016.

Um comentário: